Conhecendo o negócio da empresa

Seguindo o mesmo pensamento do post de ontem, outra discussão que vem muito a tona nas rodas de TI é quanto ao conhecimento do negócio por parte do gestor de TI. Nas empresas de hoje, principalmente naquelas onde existe um ERP implementado e funcionando adequadamente, a área de Tecnologia da Informação é na maioria das vezes, aquela que tem o maior conhecimento sobre todos os processos da empresa.  Isto porque a TI como responsável pela automação de processos dentro de uma empresa está sempre envolvida em diferentes tipos de projetos desde vendas, compras, recursos humanos, e a própria TI.

Portanto o CIO além de ter um conhecimento sobre os processos administrativos mais básicos de uma empresa deve também ter um conhecimento sobre os core-business, já que é responsabilidade da TI automatizar qualquer processo dentro da empresa. No caso de processos core-business significa agregar valor tecnológico ao produto ou serviço da empresa.

Portanto o CIO deve estar atento à possíveis oportunidades de melhoria nos processos do negócio inserindo tecnologia, melhorando a eficiência, a qualidade, a rapidez ou mesmo a segurança do processo. Evidentemente que para isto o CIO deve ter um conhecimento muito bom do négocio que está inserido, fazendo-se um parceiro ativo do gestor da área de negócio.

Anúncios

Os comentários estão desativados.