A importância da operação para TI.

Os negócios estão se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia. A tecnologia tem automatizado processos, diminuindo custos e gerando confiabilidade. Por isto o impacto da indisponibilidade dos serviços de TI tem aumentado consideravelmente.  Então, indiscutivelmente, é fundamental manter a operação de TI.

 Cada organização tem desafios diferentes, muito mais se considerarmos tempos de crise, por isso a ações de suporte à organização e manutenção das operações de TI são aquelas que mais tempo tomam de um gestor. Manter a operação significa dar suporte aos recursos e infraestrutura existentes. Somente realizando esta ação é possível pensar em outras, como inovação, por exemplo.

 A estabilidade, ou mesmo maturidade, da operação proporciona a discussão sobre inovação. Se a operação não roda adequadamente, com certeza estaremos diante de um cenário de crise interna. No trabalho de suporte ou manutenção da operação, em alguns momentos, torna-se necessário agir de modo a apagar alguns incêndios. Mas se isto acontece com frequencia, então, significa que a operação tem algum problema mais sério, e que merece uma atenção diferenciada e  mais profunda. Não é possível pensar em inovação, evolução de negócios e processos se ainda trabalha-se no básico.

 Para algumas empresas que estão inseridas em um mercado onde a inovação é o diferencial, este discurso assume outro aspecto. A inovação acaba por estar em uma posição tão importante quanto manter a operação, pois na verdade acaba por fazer parte dela.

 Inovar, para todas as outras empresas terá uma função estratégica e essencial quando a operação estiver funcionando adequadamente, alinhada com as necessidades de negócio, com condições de indisponibilidade dentro do previsto e acordado, e com o usuário (ou cliente) percebendo a melhoria da sua qualidade.

Untitled-3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s