ERP na núvem. Qual é o consenso atual?

clouderp

Hoje, existe um pensamento comum entre os analistas de mercado, fornecedores de software e integradores de sistemas sobre o papel de Cloud ERP. Enfim , é o que parece, esse consenso finalmente está chegando aos usuários finais.

Antes de discutir as crenças comuns sobre ERP na Nuvem, fatos que são difíceis de refutar, vamos analisar rapidamente o que se entende por  ERP na Nuvem (CloudERP)

Com o Cloud ERP, e usando o modelo Software como um  Serviço (SaaS), os usuários têm acesso ao software de ERP  e bancos de dados de uma nova maneira. Em vez de administrar a infra-estrutura e plataforma sobre a qual o pacote de software ERP é executado, os provedores de nuvem podem e devem fazê-lo por eles. O usuário final acessa o CloudERP através de um navegador web ou aplicativo móvel, enquanto os dados do software e usuário são armazenados nos servidores do provedor em um local remoto.

Portanto, uma organização pode reduzir os seus custos operacionais de TI através da terceirização de hardware e manutenção de software e suporte. Além disso, com o sistema de ERP hospedado centralmente, as atualizações podem ser liberadas sem a necessidade dos próprios usuários para instalar novos softwares ou versões.

Outro grande benefício do ERP em nuvem é que ele permite que a empresa obter implemente seu  ERP de maneira mais rápida, com melhor capacidade de gerenciamento e menos manutenção. E consequentemente menor estresse com equipes em tempo de projeto.

Como resultado, CloudERP será um dos mais radicais upgrades na tecnologia das empresas durante a próxima década. Ele se tornará uma consideração importante para cada fabricação ou entidade da cadeia de suprimentos. Assim como foram os smartphones  para o empresário individual, não será uma questão de “se” as organizações vão adotar uma solução de CloudERP, mas “quando”.

Os benefícios de CloudERP falam por si. O CloudERP  é implantado muito  mais rápido. É mais fácil de usar. O acesso à informação é feito de qualquer lugar, a qualquer momento e por qualquer dispositivo. O preço é mais atraente porque os custos típicos de sistemas on-premise ERP são computados e diluídos sobre a vida útil do do software. As empresas que implementam uma solução de ERP na nuvem estão reduzindo custos, tanto na equipe de TI quanto na infra-estrutura e  hardware. Por causa de tais benefícios impressionantes, o interesse em Cloud ERP está crescendo e as instalações estão se multiplicando.

Quais são as empresas que estão adotando esta solução? Quais são as maiores?

As empresas que estão atualmente considerando a adoção de Cloud ERP são novas empresas que estão crescendo e não têm um sistema ERP On-Premise instalado. Elas estão livres tanto do cálculo do ROI adicional de um sistema presentemente instalado ou do medo da mudança.

Hoje, a maioria dos sistemas de ERP que estão instalados são On-Premise. A maoiria vai mudar mais cedo do que tarde. Os últimos a adotar, serão as grandes empresas que têm SAP ou Oracle, na maioria de suas plantas. É possível que algumas dessas empresas, no entanto, possa incluir na próxima “onda de compradores” a solução CloudERP para suas plantas menores em uma estratégia de sistemas em dois níveis ( two-tiered). Em última análise, no futuro, porém, elas também terão que considerar o CloudERP como seu ERP primário.

Mas,  as empresas que utilizam sistemas on-premise, vão continuar a usá-los?

As considerações sobre  um sistema ERP na  nuvem serão mínimas até que a empresa encontre um ou mais dos seguintes:

  • A solução On-Premise de ERP não é mais suportada (efetivamente) pelo fornecedor do software.
  • O sistema ERP On-Premise  já não pode manter-se com os avanços constantes  e mudanças tecnológicas, como o smartphone e iPads.
  • A empresa agora tem várias divisões com diferentes sistemas de ERP que não pode ter  a implantação global e integração de sistemas de que necessita.  E disparando uma análise de custo / benefício para um sistema novo que englobe toda a empresa, muitas vezes, levam à conclusão de que o custo para manter múltiplas versões de um  ERP  on-premise é proibitivo comparando com um sistema ERP Cloud.
  • A nova geração de usuários e funcionários vai resistir ao uso do arcaico sistema On-Premise de ERP e vai exigir os benefícios da computação na nuvem, culpando a sua empresa / departamento / funcionários  pelo desempenho precário no ERP.
Anúncios

Uma resposta para “ERP na núvem. Qual é o consenso atual?

  1. Considerando as inúmeras vantagens oferecidas , por quê não mudar ?
    A pergunta do Empresário será a seguinte: Por quanto tempo isso irá vigir?
    Após essas mutações, quando teremos que enfrentar”novas tecnologias” ?
    Gratos p/ oportunidade e sucesso a todos ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s