Cinco dicas para negociar melhor com quase todo mundo

negociarSe você for pensar, usamos a negociação de várias maneiras quase todos os dias. De resolução de conflitos a lidar com clientes ou fornecedores, para tentar reduzir a sua fatura de TV a cabo ou pedir um aumento para o chefe. A chave para a negociação é conseguir o que você precisa / quer, e ao mesmo tempo, não enganar ou negligenciar as necessidades da outra pessoa / quer. Este é o verdadeiro desafio.

Os especialistas listam cinco dicas principais que devem ser observadas, ou seguidas.

OUVIR
Ouvir é uma habilidade bastante subestimada no mundo de hoje. É tão fácil supor que os outros estão dizendo ou (como é meu hábito ao longo do tempo) terminar o que os outros estão dizendo para eles. Ouvir é definitivamente uma daquelas coisas que é mais fácil para os outros. Eu diria que eu sou um ouvinte médio, mas eu tenho uma tendência a cochilar mentalmente, desligando quando os outros estão falando. Eu realmente tenho que concentrar no que os outros estão dizendo e processar as coisas.
A importância de ouvir é porque assim você  vai conseguir fazer duas coisas: fará com que a outra parte se sinta respeitada e que vai construir uma confiança (outro aspecto muito importante em qualquer negociação). Ouvir é fazer você ter certeza do que você ouviu é realmente correto. Meu chefe faz isso muito bem. Ele sempre repete para você (espelho) o que você disser para ter certeza de que este é o entendimento.

PROCURE UM RESULTADO DO TIPO “GANHA-GANHA”
Quantas vezes você está tão focado em conseguir o que você quer em uma negociação, que você nem pensa na outra pessoa? Quando eu soube que os especialistas em negociação sempre buscam uma solução “ganha-ganha”, em um acordo de troca, fiquei um pouco chocado. Isto pareceu ir contra o propósito da negociação. Você não deveria derrubar o outro para fora e levar tudo? Na realidade, os negociadores “ganha-ganha” parecem ter mais sucesso.
Tentei usar essa abordagem com meu filho e parece que está dando certo. Por exemplo: como a maioria dos garotos de sua idade, ele é muito independente. Ele quer que nós “fiquemos de fora da sua vida”, tanto quanto possível. E embora não possamos fazer isso totalmente  porque ainda estamos lhe apoiando financeiramente, ainda podemos apontar para uma solução ganha-ganha. Então, vamos dizer “para nós sairmos da sua vida, você precisa ….” Então, ele vai conseguir o que quer (nós, fora de sua vida + ganhando mais liberdade / independência) e que vai ter que precisamos (ele seguindo regras, sendo feito o que precisa ser feito, etc.) Um resultado ganha-ganha é realmente a melhor maneira de abordar as negociações.

ENCONTRE SEMELHANÇAS COM SEU OPOSITOR
Outro aspecto fundamental para a negociação é estar à procura de coisas que você e a outra parte tenham em comum. Se você já assistiu o espetáculo “American Pickers” no History Channel, você sabe o quão eficaz Mike e Frank (os catadores) são no sentido de conseguir um acordo decente em colecionáveis. Um dos objetos que Mike gosta de encontrar são motos antigas. E às vezes, quando ele está lidando com um outro moto entusiasta, ele vai falar sobre o seu amor por motos antigas. Quando você pode compartilhar um interesse comum ou encontrar um terreno comum com a outra pessoa, elas terão mais dificuldade em estar em confronto com você.

RECONHEÇA AS CONTRAPARTIDAS OU OBJEÇÕES
Uma maneira que outra parte vai procurar para terminar uma negociação antes que você possa obter o que você precisa / quer é oferecer uma contraproposta ou objeção a sua proposta. Por exemplo: durante o meu pedido para reduzir a nossa conta da TV a cabo, o representante disse: “Eu não tenho autoridade para lhe dar isso.” Eles estavam na esperança que isto iria acabar com a discussão e que eu iria desistir Isto funciona, porque muitas pessoas desistem neste momento.
Mas, para combater uma contraproposta você deve reconhecê-las: “Eu entendo que você não tem autoridade para me dar uma redução na conta deste contrato, mas você conhece alguém que pode?” OU “Eu sei que você não tem essa autoridade , mas, eu posso falar com seu supervisor ou alguém da retenção de clientes? ”
Reconhecendo objeções faz a outra pessoa se sentir ouvido e evita que se encerre a discussão.

Tenho certeza de que você já recebeu um telefonema de telemarketing:
Que você disse: “Eu não posso pagar isso agora.”
E eles responderam: “Eu posso entender que você não tem o dinheiro agora. E se a gente oferece um plano de parcelamento, você pode pagar um quarto adiantado e o resto mais tarde. Posso anotar o número do seu cartão de crédito e pode ter seu pedido processado? ”
Eles usam o tempo todo nas vendas. Não tenha medo de adicionar ao seu arsenal.

AUMENTE O BOLO
Às vezes, quando estamos em uma negociação ficamos tão centrados em uma coisa, que nos esquecemos que pode haver outras possibilidades. Os especialistas recomendam pensar em um bolo maior neste É uma tentativa de negociar fora da caixa.
Durante o meu pedido aumento, meu chefe não era capaz de me dar o que eu queria. Mas, ele falou sobre como trabalhar em conjunto para obter esse aumento mais tarde através de uma promoção ou mais responsabilidade. Pensando fora da caixa, você é capaz de oferecer mais do que o que estava originalmente sobre a mesa, aumentando suas chances de sucesso na negociação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s